sexta-feira, 3 de julho de 2009

A copa da segurança

A copa da segurança

Sitônio Pinto

Quais são os requisitos para a escolha de um país como sede da Copa do Mundo? Sem dúvida, a segurança deve ser uma das exigências fundamentais. Considerando esse fator, o chefe da delegação brasileira à Copa das Confederações, coronel Nunes, disse que a África do Sul não reúne condições de segurança para sediar a Copa do Mundo de 2010. Lá, hotéis recomendam que não se saia à noite sozinho e que não se leve mulheres. Ora, 25% dos homens da África do Sul admitem que já fizeram pelo menos um estupro. É o que a grande imprensa tem dito nos últimos dias.
No fim do ano passado, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODOC) divulgou a informação que o sul da África e as Américas Central e do Sul apresentam os maiores índices de homicídios no mundo. O Brasil é o quinto país da América do Sul com maior índice de homicídio, e o sexto do mundo. É a conclusão que chegou uma pesquisa da ONG Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no estudo desenvolvido com o Instituo Sangari e o Ministério da Justiça, conforme divulgou a Agência do Brasil. O principal motivo desses índices é a desigualdade na distribuição renda, diz a pesquisa – o que não é nenhuma novidade.
Quer dizer: do ponto de vista da segurança, o Brasil é o sexto país do mundo que menos oferece condições de sediar a Copa de 2014. É o que já sabemos há mais tempo, através do generoso noticiário policial dos meios de comunicação do País, principalmente nas grandes cidades, onde o crime atua solto e a repressão se mostra impotente para combater os bandos organizados. Quanto mais se mata bandido, mais aparece – por conta do fator concorde por todos os estudos sobre o problema: a desigualdade na distribuição de renda.
Qual o menor índice de homicídios do mundo? As estatísticas não indicam, mas há quem aponte Cuba. Por coincidência, o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo – antes da Suíça, Suécia e Israel (neste último, o ensino secundário é obrigatório; depois, se ensina a arte da guerra de conquista contra os países árabes).
E se o Brasil é sexto país com maior índice de homicídios, quais serão as cidades brasileiras que estão à frente no campeonato do crime? Segundo a rede Tecnológica Latino Americana (Ritla), em números absolutos são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Maceió, Curitiba, Fortaleza, Brasília e Duque de Caxias (RJ). Dessas dez cidades, oito estão escaladas para sediar a Copa de 2014, à exceção de Maceió e Duque de Caxias. No sítio do Ministério da Justiça, as cidades brasileiras mais violentas são Vitória, Recife, Belo Horizonte, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Curitiba, Brasília (região do Entorno), Porto Alegre e Belém.
Quanto aos estados com menor índice de homicídios, o relatório da Organização dos Estados Ibero-Americanos aponta o estado de Santa Catarina com o primeiro lugar, com 11,1 homicídios para cada 100 mil habitantes. O mesmo estado tem o melhor índice de matrículas escolares. Já na pesquisa da Folha de São Paulo junto às secretarias de segurança, Roraima é o Estado com o menor índice de homicídios (10,6 por 100 mil) Surpresa é Paraíba, estado que ficou em quarto menor lugar na pesquisa da Folha, com 14,7 mortes por 100 mil habitantes - quase a metade do índice brasileiro, que é de 23, 7. Ôxe, eu pensava que Paraíba era o pior.